Lesões mais frequentes na primeira infância
Quando uma criança nasce é normal que a expectativa dos pais sobre cada fase que está por vir aconteça. Em cada período, uma nova descoberta por parte da criança e na primeira infância isso pode acabar acompanhado de diversas lesões.
Especialista quando o assunto é ortopedia pediátrica, o Dr. Bruno Massa explicou o porquê disto ocorrer. “Quando falamos desta faixa de idade, estamos abordando um tempo em que a criança deseja experimentar tudo que vê, sem ter muita noção do perigo ao qual está se expondo”. O médico ainda listou algumas das principais lesões que envolvem o público infantil nesta faixa etária. Confira abaixo:
- Dedos das mãos – É muito comum recebermos crianças com dedinhos fraturados, sendo essa, a lesão mais frequentes nesta faixa etária. As causas desses traumas variam, podendo ser em razão de acidentes na porta do carro ou de casa, em gavetas e outros. Nem sempre o cuidado e atenção redobrada dos pais e/ou responsáveis são suficientes para evitar os Apesar disso, algumas medidas simples servem como dicas na prevenção desses traumas. Quando o cenário envolve um automóvel, é preciso ter atenção máxima em relação às portas, seja ao fechá-la ou guardar objetos no porta-malas. Já dentro de casa, indica-se o uso das proteções antichoque para evitar que rajadas de vento repentinas possam fechar as portas bruscamente e ferir a criança, além das gavetas que também são consideradas vilãs dos dedos. Em ambientes não costumeiros, observe quinas, objetos de decoração deixados em cima de mesas e estantes, no alcance das crianças que podem puxar e se machucar.
- Cotovelos – Pela consciência corporal e o equilíbrio ainda em desenvolvimento, as crianças tendem a sofrer mais quedas, principalmente quando estão em terrenos instáveis. Quando a criança cai, ela acaba usando o braço de apoio e o contato com o chão faz com que lesões ao longo dos braços, em especial na região do cotovelo aconteçam com mais frequência.
- Torção no tornozelo – Uma outra área muito atingida pelos traumas ortopédicos na infância é o tornozelo. É comum que as crianças tenham hábito de correr e brinquem dessa forma, o que, aliado ao pouco equilíbrio e consciência do corpo, faz com que as quedas ocorram com mais frequência. Uma corrida em solo instável, como grama, ou ainda um momento de distração podem ser suficientes para que o pé vire e gere a torção naquela região. Outro momento de lazer que pode acabar virando um pesadelo com trauma causado envolve a cama elástica. Além do solo instável, típico do brinquedo, o uso dela por muitas crianças de forma simultânea pode gerar o choque entre os presentes no local e, por consequência, a ocorrência de torções na região.
Por fim, o Dr. Bruno Massa destaca que o mais importante não é privar a criança do momento de diversão e sim estar sempre atento a qualquer tipo de problema. “Além da supervisão à criança, que deve existir independente da situação, é essencial sempre observar alguma mudança de comportamento por parte dela. Em geral, caso tenha alguma dor, seja nos pés, mãos ou em outra região do corpo, a criança poderá alterar seus hábitos, como aumentar o número de vezes em que pede colo, ou ainda não desejar andar e brincar como de costume”.
Sobre DR. BRUNO MASSA
Ortopedia Pediátrica, Cirurgia do Pé e Tornozelo, Traumatologia
CRM/SP: 122617
TEOT (Titulo de Especialista em Ortopedia e Traumatologia): 11822
O ortopedista Dr. Bruno Massa tem sua especialização em ortopedia pediátrica, cirurgia do pé e tornozelo no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. É médico assistente do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Mestre em ciências médicas pela Universidade de São Paulo. É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, da Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica, da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé e da AO Foundation. “Fellow” no “Harborview Medical Center” da Universidade de Washington em Seatle e no “Southern California Orthopedic Institute”, ambos nos EUA.
Sua especialização engloba o tratamento de doenças raras e condições ortopédicas da infância e vida adulta. É habilitado tanto para o segmento clínico dos pacientes no consultório, quanto para a realização de procedimentos cirúrgicos, quando indicados.
Consultório Dr. Bruno Massa
Rua Dona Adma Jafet, 74 – cj.64 – Bela Vista – São Paulo – SP
Tags In
Related Posts
Deixe um comentário Cancelar resposta
Categorias
- Açaí (3)
- Artigo (9)
- Carnaval (2)
- Clube (8)
- Corrida (1)
- Direito do Consumidor (1)
- Direito Trabalhista (1)
- Energia Solar (1)
- Esporte (12)
- Evento (4)
- Festival (3)
- Franquia (2)
- Infantil (1)
- Jurídico (16)
- Marcas e patentes (14)
- Mercado Alimentício (3)
- Mercado de Açaí (3)
- Música (3)
- Notícias (62)
- Plantio de árvores (1)
- Podcast (2)
- Reflorestamento (1)
- Release (45)
- Sindicato (6)
- Superfrutas (3)
- Uncategorized (3)